quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

"Greve Nacional de Alunos do Secundário! "

"Dia 31 de Janeiro de 2008, Greve Nacional de Alunos de Secundário." Mais um pretexto para que amanhã milhares de estudantes do todo o país faltem às aulas. Muitos deles sem saberem ao certo porque estão a faltar.


“-Contra os Exames nacionais e um acesso mais justo ao ensino superior!”

“- Contra a privatização do ensino!”

Não falam tanto em Igualdade? Então, os exames nacionais são para isso mesmo, para uniformizar o grau de exigência do ensino a nível nacional. Sugerem então, que a admissão de alunos nas Universidades se baseasse apenas na média? Se assim fosse não havia lugar para os alunos das escolas públicas nas faculdades. Os exames nacionais são a única arma que os do público têm para combater com as médias compradas em algumas privadas. (“Contra a privatização do ensino!” Não se estarão a contradizer?). Os exames nacionais é que tornam o acesso ao ensino superior Justo!


"- pela implantação da educaçao sexual"
Os nossos alunos queixam-se da sobrecarga horária a que estão sujeitos, mas em contrapartida exigem a implementação de uma nova disciplina!? Não querendo desvalorizar a importância e a necessidade dos conteúdos que poderaim ser abordados nesta disciplina, achamos que não seria necessário criar propositadamente uma nova disciplina. No entanto, entendemos que está na mãos das Associações de Estudantes promover acções de sensibilização para o mesmo efeito! (Se em vez de andaram a incentivar os alunos a faltarem às aulas, os alertassem para as precauções que devem ter com a sua vida sexual, talvez obtivessem resultados mais gratificantes).



Mais uma greve com as habituais reivindicações incoerentes, irrealistas e despropositadas… com mão da JCP.

2 comentários:

Unknown disse...

Boas.. Concordo com tudo o que disseste. Já estou no ensino superior há dois anos. E penso que nem quando andava no secundário tinha pensamentos desses. Pelo que já li os alunos também protestam pelas propinas. Querem condições para estudar sem pagar, como se o dinheiro caísse do céu. Btw, não haver exames seria ridiculo, eles já sao treinados com fichas intermédias, que dão umas luzes de formas como questões são colocadas. Contra as vagas.. essa é ridicula.. Ia tudo po ensino superior, para estarem la a ocupar espaço, e nunca mais acabarem um curso.

Gosto da forma como escreves.

Anónimo disse...

Os alunos são o gurpo com menos representação, penso que como jovens que somos há muitissimas coisas que nos desagradam e preocupam, mas contra as quais nao temos a capacidade de lutar.
Há uma voz calada em nós, há uma imcapacidade de nos fazer ouvir de lutar por aquilo que queremos por aquilo em que acreditamos, por lutar contra o que está mal. Esta prespectiva um tanto ou quanto conformista é assustadora.
Mas no final de contas nem nos chegamos a um concenso, eu tal como tu, sou completamente contra os objectivos que têm esta greve.
E é em nome de propostas viaveis que penso que devemos lutar, nomeadamente deviamos procurar uma uniformização no ensino, um acesso ao ensino superior mais justo e uniforme, sem haver uma disparidade entre escolas, deviamos lutar por condições iguais ao ensino superior.
Penso que seria importante chegar a um consenso entre nos e lutar por aquilo em que acreditamos.
Greves com objectivos inaceitaveis, como esta, tira-nos-ao a credibilidade e a possiblidade de vir a mudar as enumeras coisas que estao realmente mal na educação portuguesa.